quinta-feira, 30 de junho de 2011

Curso de Argila em Foz do Jordão

A argila se origina da desagregação de rochas que comumente contém feldspato, por ataque químico ou físico que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.
Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de deposito fluvial, ou seja, as partículas menores são levadas por corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidro-dinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão.

Turma Curso de Argila


EXECUÇÃO DE PEÇAS
Ao iniciar o trabalho deve-se sovar bem a argila para eliminar os gases contidos. Deve-se cortá-la com arame ou fio de nylon em vários pedaços e juntá-los novamente, sovando sempre.
Toda vez que for iniciar um trabalho deve-se amassar novamente a pasta.
A QUEIMA
As peças vão ao forno pelo menos duas vezes. Na primeira a peça crua e seca queima mais ou menos a 700° C . A segunda é feita com a peça esmaltada á temperatura de 960° C ou mais.
Orientação também é dada na construção do forno, observando o local e dimensão, para que ocorra a queima adequada da matéria-prima. Produção das peças, secagem, acabamento, pintura e utilização correta de detalhes e decoração são outros temas abordados no treinamento.