quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Senar ensina a fazer artesanato com a fibra de bananeira e taboa em Santo Antônio do Sudoeste

Uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio do Sudoeste e o Sindicato Rural de Pranchita está possibilitando a capacitação de 12 mulheres no curso de Artesanato do Senar Pr.
Com uma carga horária de 56 horas/aula, o curso está sendo realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio do Sudoeste e ministrado pelo instrutor Lindomar Pereira que ensinou como confeccionar objetos utilitários e decorativos utilizando fibras de bananeira e taboa. 

As participantes aprenderam tanto sobre a valorização do artesanato e o resgate cultural como técnicas para a colheita e o preparo da fibra e confecção das peças com molde removível e com molde fixo.
O treinamento ensinou também sobre segurança no trabalho, autoestima, cuidados com meio ambiente e características empreendedoras.


O processo de corte é realizado para que novos brotos surjam. O restante, ou seja, as folhas e o tronco, de onde é retirada a fibra, se transformam em material orgânico para o solo, iscas para o controle de pragas, chás, artesanato ou acabam virando entulho na propriedade.

Curso de Taboa e Fibra de Bananeira foi concluido em Pinhão

No último dia (23) encerrou ocurso de artesanato em taboa e fibra de bananeira no Município de Pinhão


O curso tem como objetivo reciclar as fibras que nunca eram aproveitadas; e que, portanto não eram nada úteis. Assim sendo, após o corte do cacho das bananas, quando estas já estiverem prontas para o consumo, corta-se o caule, o qual este se tornara, depois de trabalhado, geração de rendas através do artesanato, produzindo  palhas e diferentes formas de fios com a fibra deste caule, as quais são perfeitamente viáveis na confecção de vários artigos como: bolsas, esteiras, cestos, chapéus, bonecas, tapetes.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Artesanato é alternativa de renda para trabalhadoras rurais

O aproveitamento da palha de milho para produção de artesanato pode gerar renda complementar para trabalhadores rurais, além estimular e fortalecer o autoestima.

 Essa é a intenção do curso de artesanato oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entre quarta-feira (2) e sexta-feira (05).

No curso, que tem apoio do Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul e parceria do Cras de Porto barreiro, os participantes receberão informações que vão desde a higienização até o tingimento das palhas, além de técnicas para confecção de diversos objetos de decoração, arranjos de flores.



A confecção de artesanato será uma atividade complementar às atividades rurais, pois os alunos poderão produzir as peças nos momentos de folga ou quando estão impossibilitados de trabalhar na lavoura.
O curso encerra no final desta sexta-feira.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Produtoras rurais participam de curso pelo Senar

Município de Porto Barreiro realiza curso em parceria com Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul em parceria com o Senar.
Cerca de 11 mulheres participam do Curso de artesanato.

O curso tem como objetivo aproveitar a matéria prima disponível na propriedade.

A prática básica do artesanato é aproveitar a matéria-prima oferecida pela natureza e transformá-la em um trabalho elaborado, repleto de valor cultural, social e econômico.

O artesanato em palha de milho é muito valorizado pelo seu valor cultural, ornamental,e, também, pela praticidade de suas bolsas, cestos e diversos objetos de utilidade em uma casa. Existem muitas famílias que encontram respaldo em projetos apoiados por grandes empresas para sair da precariedade. Com cursos e orientações essas pessoas conseguiram dar uma guinada na vida e começaram a ganhar dinheiro com o artesanato.