domingo, 28 de novembro de 2010

O que é TABOA

TABOA typha dominguensis. A taboa é aquele “capim alto” dos brejos, formando massas uniformes, planta bastante rústica e que está presente em vários pontos do planeta.

É chamada na França de “Massete”, na índia de “Keya” na Amazônia de Partasana.

A taboa cresce rápido, toma qualquer espaço alagadiço, tanto em água doce, como em água salobra.

<>

É usada na fabricação de esteiras e outros trançados. Chega a dar 4 cortes por ano, isso em água pura, onde talvez, possa dar mais ainda.

A taboa funciona como depuradora de águas (filtro), como os aguapés.

Possui outras utilidades: Suas folhas possuem celulose em estado muito puro, que poderia ser aproveitada pelas fábricas de papel e papelão; do seu rizoma tira-se alimento, saboroso e nutritivo, sendo que na Austrália fazem bolo doce com seu rizoma.


   
O pólem da flor é um sucedâneo (medicamento que pode substituir outro por ter as mesmas propriedades) ao licopódio (pó para simular relâmpagos em teatro e cobrir pílulas farmacêuticas) de uso farmacêutico.

Muitos animais usam os taboais para se reproduzir, como jacarés, tartarugas, patos e gansos – daí o gosto dos caçadores por essas áreas.


 
Móveis e utensílios à base de fibras naturais substituem modismos pós-modernos e ganham espaço nas casas brasileiras, onda das fibras naturais, que contagiou a indústria têxtil nas últimas estações, está mudando as feições de um mercado não menos sensível aos modismos: o da decoração de interiores.

Antes reservadas aos móveis mais leves das casas de praia ou de campo, as fibras estão se tornando a nova mania entre moradores das grandes cidades brasileiras.


 
Aos poucos, móveis frios e cinzentos, fiéis a vanguardismos e invenções pós-modernas, deixam os apartamentos urbanos e são substituídos por mesas, bancos, poltronas e sofás de taboa, junco, sisal, tucum e algodão. Tudo muito natural, telúrico e mesmo amazônico.

Quem optar pela nova tendência deve estar atento a dois cuidados especiais: Os móveis naturais estragam se permanecerem ao relento. A ordem portanto é colocá-los em ambientes fechados ou protegidos de chuva, neblina e umidade.

A taboa é uma matéria viva, portanto se for molhada, deixe seca-la ao sol.

A combinação de estilos deve ser muito criteriosa, buscando-se sempre o equilíbrio entre o natural e o sintético na Decoração.

Mas chegar ao resultado ideal não é tão difícil, basta apostar na Simplicidade
Clique para ampliar
Taboa Seca

sábado, 23 de outubro de 2010

Encerra Curso de Taboa em Quedas do Iguaçu

Curso Taboa e Fibra de Bananeira

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Curso de Flores de Palha de Milho em Quedas do Iguaçu.

Dias 03, 22 e 23 de Setembro, foi ministrado na sede do CAAD o Curso de Artesanato em Palha de Milho – Flores, sob orientação do instrutor Lindomar Pereira do SENAR. Durante os três dias, as alunas tiveram acesso às informações ao artesanato como recurso financeiro; histórico do artesanato em palha de milho; da lavoura à colheita; escolha do material a ser utilizado; beneficiamento; ferramentas utilizadas; tingimento / coloração como fazer os moldes; como colorir a palha; técnica de montagem das flores; técnica de montagem das folhas; montagem de arranjo de flores de palha de milho; acabamento.
Prefeita 1.º Dama Paula no enceramento participou e parabenizou as participantes pelas belas flores que aprenderam a confeccionar. É a primeira vez que o município de em parceria com o Senar realiza o curso de flores de palha de milho. O resultado é um trabalho delicado, que “agrada e encanta muita gente, pois quem conhece as peças, costuma surpreender-se com a beleza”. A nossa administração esta sempre buscando incentivar e esperamos que nos próximos cursos as pessoas busquem mais aproveitar a oportunidade. Concluiu.
Instrutor do SENAR Lindomar Pereira relata as Mães de famílias, que com o esforço e dedicação acreditando na força e união e muitas mães poderão sustentar suas famílias e conquistar o mercado através do artesanato, a orientação é a pratica e desenvolver mais habilidade e usar a criatividade e com certeza o trabalho será valorizado.
O curso foi mais uma ação da parceria entre CAAD, Assistência Social, Sindicato Rural de Quedas do Iguaçu, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR/PR proporcionou às mulheres produtoras rurais a oportunidade de aprender e transformar a matéria-prima existente no campo em arte 14 mulheres Quedense aproveitaram a oportunidade.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Curso Flores de Palha de Milho Quedas do Iguaçu

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Palha de Milho.

A arte é propícia para criar objetos diversos, como bonecas, cestas, enfeites e diversos objetos de utilidade, e é um trabalho que pode gerar uma boa fonte de renda, a palha do milho é um subproduto que, na maioria das vezes, é subutilizado ou mesmo descartado pelos produtores e trabalhadores rurais e que durante o curso é reaproveitadas. “O principal objetivo do curso é de aplicar técnicas para a confecção de peças, desenvolvendo habilidades e promovendo uma atividade econômica extra para as famílias, agregando valor ao produto”.
http://www.sindicatoruraldepinhao.com.br/

Curso Trançados de Palha de Milho, (Cantagalo 15 de setembro).

Procurando Aprender novas atividades que possibilitem aumentar a renda familiar, um grupo de mulheres de produtores rurais de Cantagalo solicitou ao Sindicato Rural de Guarapuava, através do Senar Pr, que fosse realizado um curso de confecção de produtos utilizando a palha de milho como matéria prima.

A primeira aula do Curso, realizado em parceria com o Sindicato Rural de Guarapuava Extensão de Baase de Cantagalo, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15 de setembro, na sede do Sindicato Rural de Cantagalo, onde 12 mulheres realizaram a capacitação de 24 horas e aprenderam a produzir baú, porta vinho.
A ideia é que se possa comercializar a produção nos eventos do município, “Levar a formação é o primeiro passo, agora é necessário que elas se organizem na produção para poderem comercializar seus produtos”, 

sábado, 11 de setembro de 2010

Curso Flores de Palha de Milho em Pinhão Pr.


http://www.sindicatoruraldepinhao.com.br/

Um material que surpreende pela simplicidade e pelos belos resultados é a palha de milho, uma excelente matéria-prima para a produção de artesanato, fácil de trabalhar, permitindo uma grande variedade de objetos para decoração.

Partindo desse pressuposto a Administração municipal de Pinhão em parceria com o SENAR e o sindicato rural  realizou o curso Artesanato em palha de milho, com duração de 3 dias.

O representante do sindicato rural  Ricardo que é  muito importante a promoção destes cursos em parceria com a prefeitura municipal, pois quem ganha é a população diante de grande aprendizado.

"Quem entra no curso passa a ver a palha de uma forma diferente. Nas feiras que participo os trabalhos artesanais feitos com palha tem uma aceitação muito grande, agregando valor a um material que tem custo zero," frisou a artesã participante Daniele Zaluski.

"Sabemos da importância de ações que gerem emprego e renda na nossa cidade, pois isso se reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Flor de Palha de Milho

sábado, 21 de agosto de 2010

Chocolate Quente

http://www.jornalvaledoiguacu.com.br/noticia.php?id=137

Bela Imagem

Curso Bonecos (as) de Palha de Milho.

Nos dias 16 a 18 de Agosto de 2010, aconteceu o curso de Bonecos(as) de palaha de milho no Muncipio de Bom Sucesso, no curso participaram 8 Alunos e 4 professores.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Artesanato em Palha de Milho (Flores de Palha de Milho).

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Enceramento do Treinamento de Artesanato em Taboa e Fibra de Bananeira

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bolsa de Fibra de Bananeira

Curso taboa e Fibra de Bananeira

Nos dias 05 e 06 de Agosto aconteceu a parte teórica no Municipio de Ariranha do Ivai, e nesse mês de Setembro nos dias 09 a 13, parte prática.
Participaram do curso 11 produtaras Rurais do Municipio.
O Curso foi em Convênio com Senar/Pr, Faep, Prefeitura de Ariranha, Promoção Social.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Trabalho Realizado no Municipio de Rio Bonito do Iguaçu, Taboa e Fibra de Bananeira

terça-feira, 22 de junho de 2010

Curso Tabo e Fibra de Bananeira Virmond

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Curso realizado na Apae de Foz do Jordão